Angola está a negociar um novo empréstimo no valor de 500 milhões de dólares com a Gemcorp, um fundo de investimento com sede em Londres e com o foco da sua actividade nos mercados emergentes, tendo já uma relação com o governo de Luanda há alguns anos, avança a agência Bloomberg.

A agência diz ainda que as negociações para a atribuição deste empréstimo, que visa a aquisição de medicamentos e alimentos por parte de Angola, ainda não foram totalmente concluídos, adiantando que não foi possível confirmar a notícia junto do Ministério das Finanças angolano e da própria Gemcorp. A notícia é sustentada numa fonte bancária da Bloomberg.

Um empréstimo deste montante pode permitir algum alívio ao país, cuja economia se debate com graves dificuldades depois da queda abrupta do preço do petróleo nos mercados internacionais, aponta a mesma agência.

Citando o Presidente angolano em declarações feitas por José Eduardo dos Santos no arranque da reunião do Bureau Político do MPLA, há cerca de uma semana, a Bloomberg recorda que Angola não consegue, actualmente, garantir os fundos necessários para cumprir integralmente as suas obrigações.

A Gemcorp é detentora de três por cento do capital do Banco Atlântico e foi a entidade que garantiu um empréstimo de 300 milhões de dólares a Luanda, em Maio de 2015.