As cinco empresas que constituem o consórcio que explora o Bloco 14 comprometem-se, segundo o documento hoje assinado, a investir mais 600 milhões de dólares de forma a elevar a produção em 51 milhões de barris nos próximos oito anos.

Na mesma ocasião, os sócios assinaram ainda uma adenda ao plano de desenvolvimento que persegue o mesmo objectivo de aumentar a produção.

No comunicado que a ANPG, que assina enquanto entidade reguladora, fiscalizadora e concessionária, distribuiu à imprensa após a cerimónia de assinatura é dito que em linha com este compromisso está a "rentabilização do bloco através da integração das áreas envolventes".

A redemarcação da área de desenvolvimento do Bloco 14, no offshore de Cabinda, consubstanciada neste memorando vai permitir aumentar o campo de actuação do Bloco já em operação, acrescenta o comunicado.

O presidente da ANPG congratulou-se com este entendimento , considerando tratar-se de um "passo significativo para a optimização do Bloco 14".

"Efectivamente, este trabalho de equipa, entre a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, operadores e seus parceiros torna possível a concretização dos nossos objectivos relativamente à dinamização do sector petrolífero nacional e à obtenção de resultados concretos a médio prazo", disse Paulino Jerónimo, citado no comunicado.

Para o Director-Geral da Chevron, empresa norte-americana que possui a maior quota neste bloco (31%, Derek Magness, "este memorando representa um passo significativo para a revitalização da exploração e produção petrolífera no Bloco 14"

No encerramento da cerimónia, Diamantino de Azevedo, Ministro dos Recursos Minerais e dos Petróleos, sublinhou "a importância da extensão das áreas de produção" porque são "investimentos seguros e com retorno garantido".

"Por outro lado, configuram o estreitamento das relações dos investidores e dos parceiros que sempre acreditaram e estiveram presentes no sector petrolífero em Angola e do seu compromisso com os objectivos do Governo nesta área de actividade, que continua a ser de primordial importância para o desenvolvimento da economia e do bem-estar social", acrescentou.