Em nota da Presidência publicada nas redes sociais é avançado que "na sequência das demarches feitas pelo Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, junto do Presidente Brice Oling Nguema, do Gabão, a família Bongo foi libertada e acaba de chegar a Luanda".

A família Bongo governou o Gabão durante décadas, primeiro com Omar Bongo Ondimba nas rédeas do poder em Libreville, até 2009, e depois com o seu filho, Ali, que foi ganhando eleições fortemente contestadas e em que já ninguém acreditava, mantendo-se no poder com o apoio das Forças Armadas, apesar de fortemente contestado nas ruas.

Em 2023, os militares intervieram e isso resultou num golpe que acabou com mais de meio século de poder ditatorial dinástico em Libreville, começado em 1967.

O brigadeiro-general Brice Oligui Nguema chegou ao poder depois de liderar o golpe que derrubou o primo, Ali Bongo, em 30 de Agosto de 2023, dia em que foram anunciados os resultados oficiais das eleições presidenciais, que davam nova vitória a Bongo.

Em Maio deste ano, Brice Oligui Nguema venceu as eleições presidenciais, recolhendo mais de 90% dos votos.