O Governador provincial de Luanda foi constatar os níveis de execução das obras de terraplanagem, asfaltagem e limpeza das valas de drenagem pluvial e residual em seis municípios, dos 23 que resultaram da Nova Divisão Político-Administrativa.
Luís Nunes visitou esta semana os municípios do Sambizanga, Kilamba Kiaxi, Viana, Cacuaco e Hoji-ya-Henda.
Acompanhado de uma vasta equipa do Governo Provincial de Luanda (GPL), o número 1 da capital do país visitou as ruas Cirilo da Conceição Silva e Cristiano dos Santos, no bairro São Paulo, no município do Sambizanga.
No Kilamba Kiaxi, o governador constatou os trabalhos de construção da ponte do Catinton e da Rua Caminho-de Ferro - Matadidi.
No município do Rangel, avaliou o andamento das obras em execução na Rua Henrique Gago da Graça e vias adjacentes.
Em Cacuaco avaliou as obras em curso na rua direita da Kianda, enquanto no município do Hoji-ya-Henda, um dos mais críticos em Luanda na época das chuvas, avaliou as obras na famosa Rua da Nocal.
Outro município crítico também por esta altura é o de Viana, mas o governador constatou apenas a Rua da Suave.
Entretanto, os munícipes de Viana lamentam o facto de o governo não ter atendido a preocupação da população que há muito implora pela reabilitação da via que liga a Vila de Viana - Cemitério Municipal de Viana, uma das principais vias de ligação entre o município de Viana, em Luanda, e os Zangos, na província de Icolo e Bengo.
"Vem aí as chuvas e a população tem muita dificuldade em passar por essa via que está muito mal, mesmo que não vão asfaltar, que fizessem pelo menos uma terraplanagem", lamentaram os munícipes com quem o Novo Jornal falou no local.
O Novo Jornal sabe que a maioria dos municípios efecturam trabalho de limpeza das valas, embora o governo reconheça que não é o fim dos problemas, mas é facto que sempre que chove intensamente, em Luanda, ficam centenas de famílias desalojadas, ruas e bairros alagados, e há inclusive mortes.
Segundo o GPL, com esta visita, o Governo provincial reforça o compromisso de acompanhar de perto a execução das obras de requalificação urbana, garantindo assim melhores condições de mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida dos munícipes.