Nelson Pestana Bonavena, que foi derrotado por Américo de Jesus Vaz, diz que os resultados das eleições na província do Zaire apresentam "muitas irregularidades" e exige a recontagem de votos.
O mandatário do candidato Américo de Jesus Vaz, Valéria Vituzi, diz estarem "calmos e serenos" por terem vencido em 13 províncias, das 18 onde ocorreu o processo eleitoral.
O presidente da comissão eleitoral independente, João Manuel dos Santos, confirmou ao Novo Jornal ter recebido a reclamação do candidato derrotado prometendo que será feito um trabalho transparente para repor a verdade.
"Estamos a analisar esta reclamação e tudo faremos para repor a verdade", resumiu João Manuel dos Santos.
Refira-se que Américo de Jesus Vaz foi eleito vice-presidente do DB, durante V Convenção Nacional, que reconduziu Filomeno Viera Lopes como novo presidente do partido.
O BD não participou oficialmente nas eleições de 2022 (só alguns dos seus membros entraram pela lista da UNITA) e no próximo pleito eleitoral de 2027 corre o risco de ser extinto, se não voltar a constar no boletim de voto.
O BD surgiu em 2010, na sequência da extinta Frente Para a Democracia (FpD), ditada pela não realização dos mínimos requisitos por Lei 0,5 por cento nas eleições de 2008.