O Novo Jornal Online fez o percurso de quase 12 quilómetros confirmou as queixas dos moradores. As condições precárias do troço que sai da Avenida Pedro de Castro Loy, no Kilamba Kiaxi, passando pelo interior do bairro da Sapú e Fofoca e liga à estrada da Suava ao Luanda - Sul, em Viana, são evidentes.
Os moradores contaram que a via está nestas condições há sete anos e a situação tem impossibilitado a circulação de viaturas, devido à enorme quantidade de lixo no terreno e nas imediações da Praça da Fofoca, bem como aos enormes buracos, sobretudo no chamado Cruzamento do Fontenário e da escola 11 de Novembro.
Segundo os moradores, que manifestaram profundo descontentamento, só quem ali vive sabe da frustração que esta via causa diariamente. É o caso de Caetano Nhanga e Adérito Marcos, moradores há oito anos nas imediações da escola 11 de Novembro, no bairro da Fofoca, que afirmam ter grandes dificuldades de locomoção.
"Devido ao estado péssimo da estrada somos obrigados a deixar os carros em parques muito distantes de casa, não conseguimos entrar, está tudo degradado. Quando chove, as dificuldades aumentam, porque os buracos ficam cheios de água e não temos alternativas para sair de casa. É muito triste ver o bairro nesta condição", contaram.
Ana Guerreiro (Aninhas), outra moradora, disse ao Novo Jornal Online que, quando chove, a situação é sinistra.
"Os buracos nesta via são um desastre para a nossas vidas. É difícil viver aqui. Esperamos que a administração municipal de Viana ou o GPL sejam sérios nos seus projectos para com esta via", declarou.
Por seu turno, Pedro Mendes, residente na zona do Fontenário, na Sapú, lembrou que a situação naquela via já foi melhor.
"Naquele tempo, 2010, 2011, as coisas aqui eram calmas, víamos carros provenientes das províncias a usarem esta via, quem quisesse ir à Viana, Kikuxi, Muxima, Catete, Bom Jesus em diante, passava por aqui. Actualmente as coisas pioram, dá a sensação que não temos um Governo neste país, na época das eleições passadas nos prometeram melhorias, mas até agora não vimos nada", lamentou.
Muitos utentes disseram ao Novo Jornal Online que é necessária a reabilitação urgente da via kimbango / Lunda- Sul para facilitar a circulação rodoviária nas Avenidas Deolinda Rodrigues, Pedro de Castro Loy, e estrada do Calemba II.
Em reação, Fernando Binge, administrador para área técnica da Administração de Viana, reconheceu ao Novo Jornal Online que a via se encontra num estado de degradação muito avançado e carece de reconstrução.
O responsável admitiu que as obras feitas no troço em anos anteriores, não tiveram qualidade, pois não foram levadas em conta as águas das chuvas.
"Tão logo tenhamos verbas, vamos fazer um novo fundo de caixa e cuidar do sistema de drenagem, porque o asfalto que existiu não durou muito tempo, pelo facto de termos pecado no sistema de drenagem naquela altura", disse, acrescentando; "Estamos a criar condições para retirar as águas dos pontos críticos, que passam pela Rua da Fofoca. A ver se conseguimos fazer ali um paliativo, uma fez que os trabalhos definitivos serão feitos apenas no fim da época das chuvas" explicou.
Fernando Binge disse ainda que a solução definitiva para resolver o problema das inundações naquele troço carece de um trabalho profundo de engenharia, mas garantiu que, esta sexta-feira, a Administração Municipal de Viana vai colocar uma moto-bomba de alta potência para fazer a sucção das águas, de modo a que a circulação do trânsito automóvel possa fazer-se naquela zona.