A mercadoria entrou em Luanda acondicionada em 16 pastas, transportadas num navio de carga proveniente do Brasil, um dos países que alertou as autoridades angolanas para a possível chegada de um carregamento de droga.

Segundo Destino Pedro, representante da Interpol em Angola, a embarcação suspeita teria passado por outros dois portos africanos, não revelados, antes de aportar na capital angolana, permanecendo por esclarecer se este seria o seu destino final.

No seu interior seguiam 80 contentores, sendo que a mercadoria suspeita estava dissimulada em carregamentos de açúcar

"Guerra sem tréguas" aos traficantes de droga

Um dos mais sérios avisos feitos por João Lourenço durante a campanha eleitoral foi para os traficantes de droga, aos quais prometeu uma "guerra sem tréguas", porque estão "a matar a juventude angolana" e, por isso, são "uma raça para extinguir no mundo", sublinhando que tudo será feito no estrito cumprimento da lei.

Até porque João Lourenço fez questão de enfatizar que não queria substituir o Presidente filipino, Rodrigo Duterte, que deu carta brança às autoridades filipinas para matarem os traficantes e os consumidores de drogas.

Disse, alias, que os consumidores são vítimas dos traficantes e devem ser ajudados a libertarem-se do vício, apoiando o estado os centros de reabilitação e das igrejas que estão voluntariamente a fazer esse trabalho.

"Mas aos traficantes vamos mover uma guerra sem tréguas, não chegaremos ao extremo do presidente das filipinas, mas, na base da lei, eles vão sentir a mão dura da lei e da ordem, porque devem (os traficantes) ser extintos da face da terra", disse, a 04 de Março, num claro aviso à navegação dirigido aos que se dedicam ao tráfico de drogas.

O então candidato do MPLA disse ainda que o país precisa de reaver os princípios morais, éticos e sociais que foram perdidos ao longo dos anos, nomeadamente por causa da guerra.