Esta informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, pelo Secretário - Geral do Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, que adiantou que os jornalistas credenciados pela Assembleia Nacional terão, "a partir de amanhã, acesso à sala do plenário".

"A única questão é que a sala do plenário ainda não tem condições para a Televisão e a Rádio, por isso, os colegas que pretenderem tirar apontamentos podem fazê-lo a partir da sala do plenário", disse Teixeira Cândido, acrescentando que "a classe, ao passar a estar na sala do plenário, tem de respeitar o regulamento da instituição, nomeadamente manter o silêncio, evitar a circulação e não ocupar os lugares reservados aos deputados".

Segundo o presidente do SJA, a Assembleia Nacional tem o interesse de comunicar com a sociedade.

"Tivemos ontem, 16, uma reunião com o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho Neri, que o confirmou. Na verdade, não havia nenhum litígio entre o Sindicato e Assembleia Nacional, apenas reclamámos e fomos atendidos", disse.

"É nossa intenção que a Assembleia Nacional possa dar uma formação para jornalistas no âmbito do direito parlamentar para melhorarmos o nosso desempenho".

Até agora, os jornalistas que cobriam a actividade parlamentar estavam limitados a uma sala no edifício sede da Assembleia Nacional, com recurso a um ecrã de televisão para transmissão da actividade via canal interno, mas sem poderem ter acesso à sala ou sequer conferir os resultados das votações, apesar do rigoroso processo de credenciamento para entrar no perímetro.

Recentemente, o ministro da Comunicação Social de Angola, João Melo, anunciou, na sua conta do Twitter, que os jornalistas iam passar a poder sentar-se nas galerias da Assembleia Nacional para cobrirem as sessões abertas daquele órgão.

O parlamento angolano discute e vota, na generalidade, esta quinta-feira, o Orçamento Geral do Estado de 2018.