No documento síntese enviado ao Novo Jornal pela Sonangol, fica ainda claro que a petrolífera nacional produziu uma média de 232 mil barris diários ao longo de 2019 e amentou a produção de gás em 6% e de LNG em 8%.

A Sonangol sublinha ainda que conseguiu neste ano de actividade um "marco histórico" que foi a "resolução de temas que permitiram a eliminação de reservas de auditoria que perduravam há 15 anos".

Estas melhorias no reporte financeiro, ainda segundo este documento da Sonangol, "enquadra-se na continuação da implementação das processos de reestruturação e redimensionamento do sector empresarial publico e do sector petrolífero angolano".

A empresa destaca ainda o aumento de 37% na produção de produtos refinados após a retoma da actividade da refinaria de Luanda, que esteve suspensa para manutenção durante meses, tendo produzido 2,4 milhões de toneladas métricas, embora tenha importado 2,9 milhões de toneladas de produtos refinados, mais 6% que em 2018.

Neste documento é ainda assegurado que, apesar do "clima adverso e os desafios da empresa", o relato financeiro de 2019 apresenta uma "melhoria significativa" no que respeita à qualidade e isso conduz a uma maior confiança, incluindo dos credores internacionais.