A Índia começou a sua campanha de imunização contra a Covid-19 no passado sábado, 16 de Janeiro. O país pretende imunizar 300 milhões de pessoas até ao final de Julho em diferentes fases. Na primeira fase, a expectativa é de vacinar 30 milhões indivíduos, sendo a prioridade os profissionais de saúde e trabalhadores da "linha da frente" no combate à Covid-19. Fazem também parte do grupo prioritário cidadãos acima dos 50 anos e outros clinicamente vulneráveis, devido à idade ou condições pré-existentes.

Mulheres grávidas e menores de 18 anos não serão abrangidos nesta fase. Duas vacinas foram produzidas e desenvolvidas localmente: A da Oxford- AstraZeneca, que aqui recebeu o nome de Covishield, produzida pelo Serum Institute of India (o maior fabricante mundial de vacinas), e a Covaxin, fabricada pela Bharat Biotech.

O Governo indiano diz ter preparado 11 milhões de doses da Covishield e 5,5 milhões de doses da Covaxin para serem administradas. O país tem preparado mais de três mil postos ou locais de vacinação (81 estão na capital, Nova Delhi), com uma capacidade de atendimento a 100 pessoas cada. No primeiro dia de vacinação, foram imunizadas pelo menos 165 mil pessoas em toda a Índia e, até segunda-feira, 18, terceiro dia de vacinação, quase 400 mil cidadãos já haviam apanhado a vacina.

Um pormenor importante é que os indianos não podem decidir sobre qual das vacinas preferem receber. Entretanto, a Bharat Biotech já alertou que aos cidadãos com histórico clínico de alergias, febres, baixa imunidade, com problemas sanguíneos e de sangramento não será administrada a Covaxin.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)