Luísa Damião deixou esta perspectiva de futuro na abertura do II Colóquio Internacional sobre a história do partido que conta com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, onde lembrou ainda que "o MPLA venceu o colonialismo e conquistou a Independência nacional, pôs fim às agressões externas, garantiu a paz e a unidade nacional e tem vindo a consolidar o Estado Democrático de Direito e a guindar o País na senda do desenvolvimento".

"Tudo isto foi obtido graças à bravura de milhares de mulheres e homens, à integridade e dedicação de dirigentes de várias etapas, à qualidade, responsabilidade e honestidade dos quadros e ao sentido de fidelidade aos valores e princípios do MPLA por parte de milhares de militantes, imbuídos do espírito patriótico e senso de disciplina e unidade", acrescentou.

Apelou ao Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço que continue a apostar na boa governação, na defesa do rigor e da transparência em todos os actos públicos.

Luísa Damião lembrou que o MPLA nasceu da esperança do povo, foi forjado na coragem deste povo e transformou-se ao longo da sua existência, passando de movimento a partido de massas e de quadros, para vencer todos os desafios e realizar a missão política e social de cada etapa histórica vivida.

Subordinado ao lema, "MPLA-Uma Trajectória de Luta e de Vitórias", o 2º Colóquio Internacional sobre a História do MPLA conta com dois mil participantes entre os quais políticos, académicos e especialistas angolanos e estrangeiros e está aberto a todos interessados, sobretudo aos jovens e estudantes.

O colóquio reúne conferencistas internacionais, com destaque para o ex-presidente da Comissão da União Europeia, Durão Barroso, que vai falar sobre a "Experiência da diplomacia portuguesa na construção do processo de paz para Angola", Carlos Lopes, antigo secretário executivo da Comissão Económica para África, que vai abordar "os desafios dos partidos africanos no contexto actual", ou ainda Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde, entre outros.

Durante dois dias, o colóquio vai abordar, entre outros temas, "A independência e os Desafios da Construção do Estado (1975-1979)", "MPLA - Contexto Internacional e a Mudança do Sistema Político em Angola (1986-1991)".

"O Papel Dirigente do MPLA na Consolidação das Instituições Democráticas: Do Retorno à Guerra à Conquista da Paz (1992-2002)", também fará parte dos debates desse evento político internacional.

Recorda-se que, o I Colóquio Internacional sobre a História do MPLA realizou-se de 6 a 8 de Dezembro de 2011, no âmbito das comemorações do 55º aniversário da sua fundação.