De acordo com esta fonte contactada pelo Novo Jornal, a testagem será extensiva aos motoristas e seus familiares, funcionários da sede do MPLA, do Complexo Futungo II onde o partido no poder realiza as suas reuniões, e anda da Assembleia Nacional, já que muitos membros do Bureau Político têm gabinetes no Parlamento.

Estas medidas decorrem da testagem positiva a um membro do Bureau Político do MPLA num testo aleatório quando pretendia deslocar-se a uma outra província "por razões de força maior", como explicou o secretário para a Informação do MPLA, Albino Carlos.

O Bureau Político do MPLA é composto por 72 membros mas nesta última reunião, a 30 de Junho, estiveram presentes menos de 50 pessoas para cumprir o distanciamento social e as regras da situação de calamidade.

Recorde-se que esta reunião foi presidida por João Lourenço, enquanto líder do partido, mas o também Presidente da República não foi, como explicou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, testado por não ter sido considerado necessário fazê-lo.

A ministra da Saúde garantiu recentemente que o Presidente João Lourenço, apesar de ter presidido, enquanto líder do MPLA, à última reunião do Bureau Político (BP) do partido, a 30 de Junho, depois de um dos seus elementos ter sido diagnosticado positivo para a Covid-19, não foi testado "por não ser necessário".

Sílvia Lutucuta afirmou que João Lourenço "desta feita não foi testado" por não haver tal necessidade, esclarecendo que, todavia, tanto o Presidente como a primeira-dama, Ana Dias Lourenço, já o foram em ocasiões anteriores, gozando ambos de boa saúde.