"Isto é o que estava a faltar. Assim a JMPLA inicia um processo de democratização interna", disse ao NJOnline Domingos Kuaco, participante no congresso.

Segundo este delegado, com esta mudança a JMPLA sairá mais forte e organizada. "Sempre foi apenas um candidato, isso já aborrecia os militantes", acrescentou.

Um outro delegado, Carlos José, referiu que o novo Presidente do MPLA, João Lourenço, teve um papel fundamental nesta decisão de uma dupla candidatura.

"Desde que assumiu a presidência do partido, as coisas a nível do MPLA, JMPLA e OMA mudaram substancialmente em termos de liberdade de pensamento", assinalou.

O delegado Osório da Costa está de acordo com Carlos José, afirmando que a JMPLA estava quase a ser ultrapassada pelas outras organizações juvenis em termos de candidaturas.

"Até organizações juvenis das outras formações políticas sem peso realizavam congressos com mais candidatos, só a JMPLA não o fazia", referiu.

O VIII decorre a bom ritmo, mas a demora no credenciamento de jornalistas e outros membros tem sido um problema.

Os mais de 2250 delegados ao congresso estão alojados no Complexo Futungo II, propriedade do partido no poder.

"Fizemos isso para evitar muitos gastos com alojamento. As coisas não estão para brincadeiras em termos financeiros", disse ao NJOnline um membro da organização.

Neste momento foram criadas várias comissões de trabalho que estão a analisar diversos documentos submetidos ao congresso que termina sábado.

O conclave, que teve início hoje, uma boa parte dos 225 membros do comité nacional cessa por ter passado dos 35 anos de idade.

Entre os documentos a serem debatidos no congresso, estão também as propostas de alteração aos estatutos e de o ajustamento ao plano programático 2019/2024.

O NJOnline apurou que uma boa parte dos 225 membros do comité nacional da JMPLA cessa por ter passado dos 35 anos de idade.

Entre os documentos a ser debatidos no congresso estão também as propostas de alteração aos estatutos e do ajustamento ao plano programático 2019/2024.

O plano programático está relacionado com as políticas públicas para a juventude e a sua participação no processo autárquico.

As alterações aos estatutos devem elevar a participação dos jovens na revitalização das organizações de base na visão dos desafios eleitorais autárquicos.

O VIII congresso vai decorrer sob o lema "JMPLA - Pela Cidadania e pelo Progresso Construamos um Futuro melhor".

O congresso vai igualmente discutir sobre o estado da organização e funcionamento da JMPLA e proceder ao balanço das actividades realizadas durante o período 2014- 2019, em obediência ao cumprimento dos documentos orientadores da organização.

A JMPLA, viveiro do Movimento Popular de Libertação de Angola, foi fundada em 1962, durante a Primeira Guerra de Libertação Nacional. Por decisão do partido, em 1976, a JMPLA transformou-se de organização de massas em organismo juvenil do partido.