O concurso público é dirigido a candidatos com grau académico de Mestre ou Doutor, preferencialmente inseridos na carreira docente do Ensino Superior em qualquer área de formação.

Segundo o INAAREES, os candidatos apurados serão formados "in job" em matéria do processo avaliativo e em consonância com a legislação em vigor no subsistema de Ensino Superior em Angola.

Os candidatos devem estar integrados na carreira docente, isto é, no ensino superior, numa das três categorias de professor catedrático, professor associado e professor auxiliar, ou na carreira de investigador científico.

Conforme o INAAREES, os concorrentes devem ter declaração que atesta a experiência profissional de pelo menos três anos de docência numa instituição de ensino superior pública ou privada.

O concurso público abrange também cidadãos estrangeiros residentes em Angola e estará aberto até à primeira quinzena de Outubro.

A avaliação externa visa atingir, entre outros, os seguintes objectivos: estimular a melhoria da qualidade de ensino, promover o equilíbrio na expansão da rede de ensino, estimular a competitividade no subsistema de ensino superior e garantir a certificação de um padrão de qualidade dos cursos ministrados nas instituições de ensino superior entre outros.