São desfechos dramáticos da actuação da Polícia Nacional (PN), em pleno estado de emergência, que terminaram com a vida de dois jovens. Há vários pontos convergentes no relato dos episódios que enlutaram famílias num intervalo de quase um mês: Tonylson e Lili conheceram a morte em solo luandense; os disparos dos agentes policiais atingiram a cabeça das vítimas; foram sábados trágicos.

A morte de Tonylson, mais novo entre as vítimas, colocou a zona do Rocha Pinto na rota de mais um tumulto, com modus operandi muito parecidos com o motim que se sucedeu após a morte, em 2018, da zungueira Juliana Kafrique, também por agentes da PN: "A polícia matou e nós revoltámo-nos", relatam, em uníssono, os moradores.

Carregam traços de fúria no rosto. A morte é ainda recente. Falam à reportagem do Novo Jornal minutos após terem levado, na manhã de terça-feira, 12, António Vulola à «última morada», no cemitério do Benfica.

As fotos do jovem de 21 anos, morto no sábado, 09, por agentes policiais que vigiavam a zona no quadro do estado de emergência, estão espalhadas nas ruas e becos do chamado bairro Huambo, interior do Rocha Pinto. O luto é quase generalizado e a revolta também.

O local em que Tonylson foi alvejado está a metros de onde Juliana Kafrique deu os últimos suspiros. Não terá passado ainda a dor pela morte da zungueira para que a população do bairro voltasse a chorar a morte de um morador, novamente por disparo policial. Quase nas mesmas circunstâncias: "desacato" às autoridades, segundo advoga a polícia, e "uso desproporcional da força policial", de acordo com a tese popular.

O bairro está, por isso, vigiado por um número considerável de efectivos das forças da ordem, destacados no local para conter o alvoroço. São quase duas dezenas de polícias e militares, devidamente equipados com armas de guerra e gás lacrimogénio. Há uma constante troca de olhares que comunica crispação entre os efectivos e a população.

O local do óbito faz-se através de um longo beco. No percurso estão, sobretudo, mulheres que não escondem a dor da perda de um familiar. Os desabafos, com tons carregados de ira, contra a actuação da polícia, ouvem-se com frequência no percurso.

A família está ainda concentrada em número significativo. Os homens ocupam maioritariamente a parte do quintal.

A sala da casa onde Tonylson vivia com a mãe e três irmãos está preenchida de senhoras. Lá está também Margarida, de 19 anos, que transporta um recém-nascido ao colo. É Anderson o primogénito que Tonylson viu nos cinco primeiros dias de vida.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)