Passados 18 meses desde o lançamento em Lisboa, Portugal, o CD O Canto terceiro da sereia, o encanto, da autoria dos angolanos Filipe Zau e Filipe Mukenga, chegou finalmente ao País, tendo sido lançado na última quarta-feira, 06, em Luanda, no auditório da Universidade Independente de Angola (UNIA). O disco faz parte de uma trilogia musical, iniciada nos anos de 1990, com inspiração na Kianda, figura mitológica dos pescadores da Ilha de Luanda, e conta com a participação de cantores como Toty Sa"med, Gari Sinedima, Jay Lorenzo, Selda, Anabela Aya, entre outros.

A obra é descrita como "uma ópera jazz que tem como pano de fundo as memórias de um tripulante em navios da antiga marinha mercante e de um seu irmão, condutor de uma máquina a vapor na antiga linha férrea do Amboim".

Na mesma ocasião, Filipe Zau vendeu e autografou Marítimos, a terceira versão de uma obra de História que se diferencia das duas primeiras devido aos novos documentos a que o autor teve acesso, mediante a consulta ao acervo da Associação Tchiweka de Documentação (ATD), organização afecta aos filhos do nacionalista Lúcio Lara.

Em entrevista ao Novo Jornal, ao referir-se aos timings de lançamento, Filipe Zau disse: "Devia apresentar primeiro em Luanda, a Covid é que não me deixou. Em Portugal já está feito, agora tinha que ser em Angola, como não podia deixar de ser. A obra é daqui, a inspiração é toda daqui. Portanto, o começo deveria ser aqui. Tarde foi, mas cá fizemos", frisou o actual ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)