O incidente aconteceu na tarde deste sábado, 31 de Julho, durante a partida referente à última jornada do Girabola, entre o Petro de Luanda e o Sagrada Esperança da Lunda-Norte.

Na nota a que o Novo Jornal teve acesso, o Ministério da Juventude e Desportos repudia veementemente os episódios de antidesportivismo e de vandalismo ocorridos ao longo deste jogo.

"Que sejam efectuadas diligências jurídicas e administrativas, no sentido de se apurarem os responsáveis destes actos", refere o ministério na sua nota, determinando que os órgãos responsáveis pela segurança e ordem pública apurem e sancionem de forma exemplar os seus actores.

Na nota, o MINJUD lembra aos utilizadores das instalações desportivas que se abstenham da prática de actos desta natureza.

"O fair-play e a disciplina são formas salutares de convivência no desporto", pelo que apela a toda a família desportiva nacional "a adopção de comportamentos que não manchem a boa imagem de Angola".

Recorde-se que no embate deste sábado, os lundas venceram por 1-0 os tricolores, vitória que lhes permitiu conquistar o título do Girabola pela segunda vez, após 15 anos de jejum.