Em declarações à imprensa, o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiróz, informou que para fazer o levantamento estão contratadas três empresas que já se encontram em Angola, ao mesmo tempo que seis aviões estão igualmente preparados para fazer a cobertura de todo o território nacional.
Informou que cada empresa contratada vai utilizar dois aviões que irão voar a uma altura de 100 a 120 metros, a partir do aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. Os aviões estão equipados com instrumentos sofisticados do ponto de vista técnico para fazer a radiografia do país.
Deu a conhecer que a partir do dia 13 deste mês iniciam os trabalhos na parte nordeste do país, enquanto as restantes companhias iniciam os seus trabalhos em Junho e vão cobrir a parte sul e noroeste do país.
Sublinhou que o projecto no seu todo estender-se-á até 2017, mas os primeiros resultados poderão ser conhecidos dentro de 18 a 24 meses.
Depois deste levantamento, prosseguiu, será feito o Mapa Geológico do país com a indicação de onde se encontram os recursos minerais e do potencial existente.
Francisco Queiróz disse tratar-se de um acontecimento histórico, o primeiro que se realiza no país, cobrindo todo o território nacional e que terá um impacto forte no desenvolvimento da economia e no programa de diversificação da economia.
Sublinhou que o Planageo tem uma característica diferente ao que é comum nos levantamentos aerogeofisicos realizados em outros países do mundo.
"Em Angola está-se a fazer o levantamento de todo o território. Normalmente os países optam por fazer o levantamento por zonas. Angola optou em fazer um levantamento total e este tem benefícios enormes, porque a partir deste conhecimento não só se faz o planeamento do desenvolvimento territorial de todo o pais,como também se pode fazer o planeamento da exploração mineira a longo prazo, 20, 30 a 100 anos", pontualizou .
Angop/NJ