2. Quando vimos as tarifas a serem anunciadas pelo Presidente Trump, o primeiro facto que nos levou a reflectir com alguma serenidade foi o seguinte: qual é a teoria económica que está por detrás dessa ideia? Fomos investigar e ler relatos da equipa dessa Administração e a conclusão é a de que não há nenhuma base científica dessas medidas. E mais grave ainda ninguém ter a coragem de a assumir, deixando claramente o Presidente Trump manifestamente isolado numa economia que se pretende mais aberta, interdependente, com a livre circulação de bens e serviços.
3. As tarifas para a generalidade dos países foram suspensas por um período de 90 dias, rigorosamente este é um facto ainda mais grave, pois deixa os países mais tensos. Países como Portugal, por exemplo, que tem os Estados Unidos como o quarto maior destino dos seus produtos. A União Europeia preparou um conjunto de medidas para mitigar o impacto dessa má medida para os seus países. Os países africanos, na sua grande maioria, estão a agir de forma isolada.
4. Quem faz a economia são as empresas e as famílias e esta tensão gerada nos países dá lugar a falta de confiança. A falta de confiança na economia pode dar lugar a inflação. O mundo já vive inúmeros desafios com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. O que menos se esperava nesse momento era justamente uma ideia nefasta para as economias que estão a tentar reeguer-se dos danos causados pelo COVID - 19.
5. Quem neste momento deve estar quase a sair do túmulo é certamente o grande economista David Ricardo, pois claramente que, se por detrás das medidas de Donald Trump tivesse alguma ideia, era a de controlo económico. Pois, suponha-se que os consumidores e os aforradores chegaram a acordo sobre que sistema deve produzir. Até que ponto os vários mecanismos de controlo económico asseguram eficazmente esta produção? O que cada um deles alcançará? Hodiernamente, a concorrência completa, efectiva ou perfeita fará com que os bens sejam vendidos a um preço igual ao custo marginal, no caso dos produtos agrícolas, e ao custo médio e marginal no caso dos produtos manufacturados. É mister recordar que David Ricardo era contra o chamado controlo económico. O que o Presidente Donald Trump está a tentar fazer é controlar uma situação que não depende inteiramente dele.
6. Não é em vão que economias como a China e dos tigres asiáticos estão devidamente preparadas para aguentar esse tipo de externalidades, pois, no momento certo, isto é, há mais de 45 anos que fazem as reformas devidas para tornar as suas economias mais robustas e fundamentalmente sustentáveis, alicerçadas num bom sistema de educação e em pilares assentes no crescimento e desenvolvimento ecónomico sustentável.
7. Para finalizar, recordamos tristemente Von Mises, quando dizia que «Todos os esforços para aumentar a riqueza por meio de intervenções governamentais terminam empobrecendo a nação». Essa intervenção certamente, se for implementada, empobrecerá o mundo. O que joga em favor do Presidente Donald Trump é que ele é politicamente incoerente, sendo assim, poderá a qualquer momento mudar de ideias e tentar tirar vantagens políticas desse enorme erro...
* Advogado & Docente Universitário