Apesar de ainda não haver certezas sobre a data do funeral de Estado de José Eduardo dos Santos, que a comissão criada por João Lourenço logo após a morte do seu antecessor tem vindo a preparar, independentemente da contenda entre os filhos mais velhos do ex-Presidente e o Governo angolano, aventa-se a possibilidade de se realizar no dia 28 de Agosto, data em que José Eduardo dos Santos completaria 80 anos, se fosse vivo.

O corpo do antigo Presidente foi transladado para Luanda depois de, no dia 16, um tribunal espanhol ter ordenado que fosse entregue à sua viúva, Ana Paula dos Santos, de quem estava separado há anos.

O mesmo tribunal concedeu autorização para "o repatriamento e transferência internacional" dos restos mortais do ex-Presidente para Angola.

O ex-Presidente José Eduardo dos Santos morreu no dia 8 de Julho, em Barcelona, na clínica onde estava internado nos cuidados intensivos, depois de ter sofrido um AVC. "Zédu", como era também conhecido em Angola, governou o País durante 38 anos. Deixou o poder em 2017 e a sua morte marcou o fim de uma era em Angola.

O histórico pode ser revisitado nos links colocados em baixo, nesta página.