Segundo o administrador do Parque Nacional do Maiombe, José Bizi, a existência de uma cria de chimpanzé em cativeiro foi relatada às autoridades através de denúncia, levando à entrada em acção de elementos do parque e das autoridades policiais.

Nesta operação de resgate da cria de chimpanzé, segundo a Angop, foram detidos os dois caçadores furtivos que capturaram o animal e um putativo comprador do animal, todos acusados do crime de caça ilegal e comercialização de espécie em vias de extinção.

Disse que os envolvidos no crime, dois caçadores e um comprador, já estão a contas com a justiça, por prática de caça ilegal e comercialização de animais em vias de extinção, sendo que se trata de um crime importante cometido por pessoas que iam vender o animal raro por uns míseros 25 mil kwanzas.

Na natureza existem duas espécies de chimpanzé, o comum e o bonobo, um animal mais pequeno e com comportamento social mais intenso e menos violento que os seus primos comuns, estando ambos entre as criaturas mais inteligentes do reino animal, sendo das poucas, a parvdos golfinhos, dos gorilas e das baleias, que os cientistas acreditam serem capazes de reconhecer as suas caras num espelho, entre outras demonstrações de inteligência e de separação do restante mundo selvagem.

Esta espécie, a par dos gorilas, são os que apresentam geneticamente mais semelhanças com os humanos e integram, em conjunto com os orangotangos asiáticos, a família dos hominídeos.

Tanto o bonobo como o chimpanzé comum, ambos na lista vermelha das espécies em real perigo de extinção e são alvo de medidas extraordinárias de protecção internacional no âmbito da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), existem nas florestas congolesas, sendo que em Angola, no Maiombe, existe a possibilidade de ambos partilharem o território. O Chimpanzé comum tem ainda existência provável noutras áreas florestais de Angola.