José Paulino Cunha da Silva, que considerou a taxa de criminalidade em Angola baixa em relação a muitos países da região, explicou, durante a II sessão do projecto "Comunicar Angola", realizado sob o lema "Os desafios da Segurança Pública no país", que, actualmente, ocorrem 205 crimes por cada 100 mil habitantes.

Mas está tudo sob controlo, segundo o Ministério do Interior: " a segurança pública é estável e está sob controlo, facto que permite aos cidadãos o normal desenvolvimento das suas actividades".

"Os efectivos da Polícia Nacional continuam a ser capacitados e apetrechados com meios técnicos operacionais, de forma a dar resposta à situação de criminalidade", informou, acrescentando que "a questão de segurança pública não é apenas responsabilidade do Estado".

"A população deve contribuir no processo", referiu o secretário de estado, citado pelo jornal de Angola, acrescentando que o número de efectivos existentes é suficiente para cobrir os cerca de 35 milhões de habitantes do país.

José Paulino Cunha da Silva indicou que as províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Malange e Uíge continuam a liderar a lista com maior índice de criminalidade.