Pelo menos mil e 200 professores do ensino geral abandonaram, entre Janeiro e Julho deste ano, a docência para se dedicar a outras actividades. Os dados foram tornados públicos, recentemente, pela directora dos Recursos Humanos do Ministério da Educação (MED), Laudimira de Sousa.

A responsável ministerial adiantou que, devido a este factor, em cada ano há, no sector da Educação, entre sete e oito mil lugares vagos.

Cálculos feitos por este semanário, com base nos dados do MED, indicam que, nos primeiros sete meses do ano, em média, mensalmente, cento e setenta e um professores largaram o giz para se dedicar a outras actividades.

Na altura, Laudimira de Sousa enfatizou que o número de professores que abandonam o ofício "é muito grande" e que, dentre as várias razões, constam os profissionais que vão para outros ministérios, o aumento de níveis académicos e outros que abraçam novos desafios.

Apesar das declarações públicas da directora nacional dos Recursos Humanos ao Novo Jornal, o MED nega ter dados que confirmem a existência de fuga de professores para as outras áreas.

Leia esta notícia na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/