As conferências, que terminaram na segunda-feira, 14, elegeram Ernesto Mutunda para secretário provincial da organização no Moxico Leste, Manuel Nunes para o Icolo e Bengo, e Lerias Biwango para o Cubango.
As conferências, que aconteceram também nos novos municípios criados, decorreram sob o lema "MPLA - Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor" e foram acompanhadas pelos coordenadores dos grupos de acompanhamento do secretariado do Bureau Político nos respectivos municípios.
Segundo uma deliberação do Bureau Político do MPLA, esta iniciativa visa promover uma adequada reorganização do partido em todo o território nacional e intensificar o trabalho político-partidário no seio dos militantes.
O MPLA, segundo a mesma directiva, vê na nova Divisão Político-Administrativa "uma oportunidade para trazer benefícios à população, com destaque para redução das desigualdades e dos índices de pobreza, distribuição mais justa e equilibrada do território e do rendimento nacional, desenvolvimento socioeconómico harmonioso do país, aproximação dos serviços públicos aos cidadãos e ocupação integral do território".
De acordo com o partido no poder, estas conferências representam "um passo significativo" na adaptação do MPLA à nova realidade administrativa de Angola.
"O partido demonstra, através destas ações, o seu compromisso em manter-se alinhado com as mudanças estruturais do país e em fortalecer sua presença em todos os níveis da administração territorial", refere o MPLA, sublinhando que "estes acontecimentos marcam uma etapa crucial na estratégia para manter a sua relevância e eficácia política num contexto de mudanças administrativas significativas, preparando o terreno para uma actuação mais próxima e eficiente junto às comunidades locais".