"No âmbito da cooperação internacional, o Governo está a fazer um trabalho diplomático muito grande com outros países já afectados", declarou Silvia Lutucuta, durante a conferência de imprensa em que foi anunciado o terceiro caso confirmado de coronavírus Covid-19.

A ministra afirmou que têm sido realizadas videoconferências com a China, "com profissionais que trabalharam e estão a trabalhar" no combate à pandemia, com o Brasil e outros países "mais ou menos afectados".

Angola já está a trabalhar com as missões diplomáticas cubanas, explicou.

"Vamos mandar vir médicos cubanos das especialidades mais importantes", incluindo cuidados intensivos e pneumologia, saúde pública, virologia e infecciologia".

Segundo a ministra, "o objectivo é que possam dar apoio a Angola e mitigar o impacto na parte assistencial, na área de saúde pública mais preventiva e na busca activa e controlo da epidemia".

Sílvia Lutucuta frisou que estão a ser mobilizados vários sectores para implementar as medidas que considerou "de salvação da pátria".

"Além da saúde, temos os militares e a polícia, estamos a trabalhar com o sector privado e as instituições com fins não lucrativos e igrejas", realçou a governante.

Cuba está a enviar médicos, uma das suas melhores bandeiras para ajudar no combate à pandemia em vários países. No domingo, 22, um grupo de 52 médicos e enfermeiros cubanos foi aplaudido ao desembarcar em Itália, para auxiliar no combate ao coronavírus.

A Itália, o país mais atingido pela epidemia, já conta com mais de 6.000 mortos pelo coronavírus, total que já supera o número de mortos ocorridos na China, onde a pandemia começou.