"Estamos muito agradecidos por essas ajudas do Presidente de Angola ao nosso país. É por isso que não gostaríamos de deixar de mencioná-las", disse Faustin Touadéra aos jornalistas à partida de Luanda, no final de uma visita de 24 horas a Angola.
Durante a estada em Luanda, o presidente da RDC encontrou-se com o homólogo José Eduardo dos Santos, a quem agradeceu o apoio de Angola ao governo de transição do seu país, lembrando que foi "muito importante" para o alcance da estabilidade política.
Faustin Touadéra indicou ainda que no encontro entre os dois chefes de Estado foi abordado o reforço das relações de amizade e de cooperação, nomeadamente em sectores que podem ser fundamentais para ambos os países.
"Sabemos que em Angola há empresas muito capacitadas, empresas com conhecimento realmente muito profundo, e que poderão ajudar as empresas da RCA a poder dinamizar a economia", destacou.
Antes de Angola, Faustin Touadéra passou pela Guiné Equatorial, Chade e República Democrática do Congo, num primeiro périplo que realiza por alguns países africanos, depois de ter vencido a segunda volta das eleições presidenciais da RCA, realizadas no passado dia 14 de Fevereiro, com 62,71 por cento dos votos.
Com a eleição de Faustin Touadéra, a Presidente Catherine Samba-Panza cessa funções no governo de transição, assumido em Janeiro de 2014.
Angola disponibilizou à RCA um apoio financeiro de 10 milhões de dólares em 2014 para o funcionamento do governo de transição e minimizar a grave a crise humanitária então presente no país, decorrente do clima de violência inter-religiosa iniciado em finais de 2013, opondo milícias cristãs e muçulmanas.