A situação em Gaza está a evoluir rapidamente, com relatos cada vez mais dramáticos. Como a Palestina vê essa questão?
A situação actual na Palestina é conhecida por todos. Estamos perante um genocídio, limpeza étnica, assassinatos com mísseis e balas, fome e sede. Estas não são palavras palestinas, são palavras de todos os povos e países. Até mesmo os cegos conseguem ver os crimes devido ao seu horror.
Isto nunca aconteceu antes na História Moderna. É terrível o que se está a passar em Gaza. Israel já matou 25 mil crianças desde o início do conflito em Gaza. Eles querem ocupar o território.
Israel começou uma ofensiva contra Gaza e pediu aos palestinos para se transferirem para o Sul. Que consequências prevê tanto para Israel como para Palestina?
Na realidade, a cidade de Gaza está sob ocupação israelita. O objectivo é deslocar civis para o Sul, numa tentativa de implementar o projecto de deslocar os palestinos para o Egipto, mas isso não vai acontecer, porque, para os palestinos, a pátria é honra. Os palestinos não vão deixar que isso aconteça. Entre o Egipto e Gaza, existe uma ponte, a ponte de Rafah. Israel quer destruí-la, mas as pessoas preferem morrer aí mesmo a permitir a ocupação das suas terras, a terra dos seus descendentes há mais de cinco mil anos.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/