De acordo com o gabinete de comunicação institucional e imprensa do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN), os acidentes foram provocados pela falta de precaução dos automobilistas no exercício da condução.

Nas últimas 72 horas, conta o porta-voz da PN-Luanda Nestor Goubel, foram realizadas várias operações que resultaram na detenção de 217 indivíduos com idades entre os18 e os 55 anos, por diversos crimes.

No decurso das operações foram apreendidos em posse dos delinquentes dois computadores portáteis, três armas de fogo, sendo uma pistola e duas AKM, cinco botijas de gás butano, 24 telemóveis e diferentes tipos de electrodomésticos.

No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel foram apreendidas dez viaturas e 219 motorizadas. Na mesma acção policial 634 automobilistas foram sancionados por diversas infracções ao Código de Estrada.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros assinalou 28 ocorrências, com destaque para duas mortes por afogamento, seis feridos, vítimas de atropelamento, e sete incêndios nos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi, Cazenga, Sambizanga e Rangel.