Com início marcado para as 09:30, apenas para os candidatos à categoria de escrivão de Direito de 3.ª classe, os testes terão apenas a duração de 20 minutos para cada concorrente no portal, e, findo esse tempo, caso o candidato não responda às perguntas que lhe são colocadas, o teste é anulado automaticamente.
Os da categoria de ajudante de escrivão, assim como os da categoria de oficial de diligências de 3.ª classe terão horários diferenciados, conforme a província onde se encontram.
O Novo Jornal sabe que 20 minutos é o tempo limite para a realização da prova de acesso aos tribunais no presente concurso público, que tem disponíveis 556 vagas para o reforço de funcionários judiciais em todos os tribunais do País.
Para a realização da prova, aos candidatos que deverão aceder à plataforma, através do link "provas.csmj.ao" com antecedência mínima de 20 minutos.
O concurso contempla 50 vagas para escrivão de direito de 3ª classe, 60 vagas para ajudante de escrivão de direito de 3ª classe e 446 vagas para oficial de diligências de 3ª classe, estando 2% do total das vagas reservados para pessoas com deficiência.
As vagas estão distribuídas pelos tribunais de comarca das 21 províncias do País, com maior incidência nas zonas de maior demanda processual.
O Novo Jornal soube junto de uma fonte do CSMJ que mais de 20 mil pessoas concorrem às 556 vagas.
Entretanto, nas primeiras horas desta segunda-feira, o Novo Jornal apurou que os concorrentes têm tido algumas dificuldade no acesso ao site do concurso.

