O director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da delegação do Ministério do Interior no Bengo (MININT), Gaspar Luís Inácio, disse que "a mulher trabalhava neste esquema com ajuda de uma cúmplice e ambas enganaram algumas vendedoras do mercado informal do desvio da Barra do Dande".

As burladoras fizeram antes um estudo nos preços dos materiais e apresentaram uma proposta de compra e venda, bem mais barato, com relação aos habituais fornecedores das comerciantes, conta o porta-voz do MININT-Bengo.

Por exemplo, para compra dos materiais à grosso como varão, chapa de zinco, contraplacado e cimento, as mulheres apresentaram uma tabela de preços muito mais barata que a do fornecedor antigo.

Atraídas pela oferta, cada uma pagou pela mercadoria de acordo com as suas necessidades, tendo as burladoras arrecadado cerca de 11 milhões e 500 mil kwanzas.

No dia combinado para entrega dos materiais, as vítimas contactaram a falsa fornecedora, mas não tiveram sucesso, porque ela encontrava-se com o telefone desligado.

Após o sucedido, as comerciantes fizeram uma participação ao Serviço de Investigação Criminal no Bengo, que desencadeou uma investigação em volta do caso e deteve apenas uma mulher, a outra encontra-se foragida.

Mas, no entanto, Gaspar Luís Inácio garante que diligencias continuam no sentido de localizá-la, bem como para recuperar os valores.