Os estudantes partilharam os enunciados das provas nas redes sociais, o que levou muitos encarregados de educação a fazer denúncias à Direcção Provincial da Educação de Luanda, que, ao confirmar a fraude, decidiu anular todos os exames da 9.ª classe.

A informação foi avançada esta quinta-feira, 17, à Rádio Luanda, pelo director provincial da Educação de Luanda, Narciso Benedito, que assegurou que, após tomar conhecimento, se viu forçado a anular todas as provas de exame já realizadas, incluindo as de geografia e de educação laboral.

O responsável salientou que foram também anuladas as provas de física e de línguas, que estavam marcadas para esta quinta e sexta-feira.

Conforme o responsável da Educação em Luanda, a director provincial programou novas provas que serão realizadas dentro de um calendário que será brevemente anunciado.

Narciso Benedito disse que a Direcção Provincial de Educação já efectuou, junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), uma queixa-crime.

Entretanto, o Novo Jornal soube junto de uma fonte da DPE de Luanda que as provas são levantadas pelas direcções municipais, na direcção provincial, dias antes, e estas, fazem a distribuição nas escolas públicas e privadas duas horas antes das realizações dos exames.

Este é a primeiro caso em que a DPE de Luanda anula as provas de exame da 9.ª classe.