Nos últimos nove meses, o país registou mais de cinco milhões de casos de malária, número que representa um aumento de mais de dois milhões de casos em relação ao mesmo período do ano passado, em que estavam contabilizados cerca de 2,5 milhões de casos. Os actuais números podem, até Dezembro, subir ainda mais e superar os 5,9 milhões de casos registados durante o ano passado.

Os dados foram recentemente revelados pelo oficial nacional de monitoria e avaliação do Programa Nacional de Controlo da Malária (PNCM), Mário Dumbo Hossi, à agência Angop.

Cálculos feitos pelo Novo Jornal mostram que, mensalmente no país, são registados em média mais de 555 mil casos e, por hora, são notificados 763 ocorrências da doença nas unidades sanitárias.

De acordo com o PNCM, no período em referência, a doença foi responsável por seis mil mortes. Houve, segundo o PNCM, uma queda no número de óbitos, representando uma redução de dois mil casos quando comparado às 3.364 mortes registadas no igual período de 2018.

Os cálculos mostram que a média mensal de mortes por malária foi de, pelo menos, 667 óbitos. Ao passo que a média diária foi de cerca de 22 mortes.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)