A operação, segundo o Ministério das Finanças (MINFIN) está enquadrada na estratégia de financiamento interno, diversificação das fontes de financiamento e promoção do mercado de capitais.
Segundo o comunicado do MINFIN, esta captação será realizada no formato de bookbuilding (mecanismo em que os investidores apresentam propostas de subscrição para aferir a procura e definir as condições finais da operação), nas maturidades de 5 e 8 anos, com vencimentos em 13 de Agosto de 2030 e 13 de Agosto de 2033.
Esta fase envolve dois leilões: 75 milhões de dólares com maturidade em 13 de Agosto de 2030 e juro de 5%, e outros 75 milhões de dólares com maturidade em 13 de Agosto de 2033 e juro de 7%.
A subscrição decorre de 03 a 19 de Dezembro, podendo ser feita através de bancos e demais intermediários autorizados, com liquidações previstas para 12 e 23 de Dezembro, refere o MINFIN em comunicado, onde é indicado que a operação se enquadra na estratégia de financiamento interno, diversificação das fontes de financiamento e promoção do mercado de capitais, assegurando os objectivos económicos e sociais previstos no Orçamento Geral do Estado para 2025.

