Ruth Mendes é actualmente a presidente da 5ª Comissão que responde pelos assuntos económicos e finanças da Assembleia Nacional.

No seu primeiro pronunciamento, Ruth Mendes reconheceu que "os países que fazem parte da SADC têm ainda muitas dificuldades do ponto de vista económico e financeiro, pelo que alinham numa lógica de promoção do desenvolvimento, com base na dinamização do sector produtivo e da indústria transformadora, sem terem de esperar por produtos acabados que vêm dos países ocidentais, mais desenvolvidos que os da região".

Referiu que a participação de Angola no Fórum Parlamentar da SADC tem sido marcada por trabalho árduo, de modo a garantir a representação do país de forma condigna.

" Cerca de 70 por cento do comércio em África é de carácter informal, por isso impõe-se a necessidade de alterar esse quadro", defendeu.

"Um dos principais objectivos da Comissão de Comércio, Indústria, Finanças e Investimento do Fórum Parlamentar da SADC é o de criar leis-modelos para a adopção de um paradigma, adaptado à realidade dos países da região, de promoção da rota do desenvolvimento", informou.

O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma desta organização, e é composto por 14 parlamentos da região, nomeadamente de Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycheles, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, República Democrática Congo, Eswatini, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.