Durante dois dias, técnicos da ENDE e da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), trabalharam para o restabelecimento da energia nestas duas províncias.
A vandalização das cinco torres ocorreu nas imediações do Instituto Nacional de Petróleos, no Sumbe, na província do Cuanza Sul, que a ENDE encara como sabotagem na sua linha de distribuição.
Segundo a ENDE, a vandalização provocou prejuízos à empresa acima dos 400 milhões de kwanzas.
As populações das duas províncias asseguram que viveram dias difíceis, e que nos mercados os preços das lanternas, pilhas e velas já estavam especulados.
A energia eléctrica apenas foi restabelecida no final da noite desta quarta-feira,17, para alegria da população das duas províncias.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assegurou que a casa de pesagens de ferros tem motivado os actos de vandalização de material ferroso da ENDE.
A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal asseguram estar a trabalhar para encontrar os culpados da vandalização das cinco torres da linha de fornecimento de electricidade do Cuanza Sul e de Benguela.
Conforme a ENDE, só devido à vandalização, este ano, a empresa teve prejuízo acima dos 50 milhões de dólares.

