As detenções aconteceram nos últimos dias, nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo, de acordo com o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-geral, Manuel Halaiwa.
O primeiro caso ocorreu na província do Icolo e Bengo, envolvendo o chefe do departamento de investigação criminal do município do Cabo Ledo, depois deste segundo o SIC, ter tentado apropriar-se de terrenos que pertencem a um grupo de moradores no município do Calumbo.
A direcção geral do SIC tomou conhecimento da situação através de uma denúncia pública, por via das redes sociais. "Diligências foram feitas e foi comprovada a invasão de terrenos" declarou o SIC.
Já a outra ocorrência, aconteceu no município do Cazenga, onde um agente efectuou disparos de forma descontrolada no interior de um estabelecimento comercial, onde ele se encontrava a conviver, e atingiu um homem, que apesar de ter sobrevivido, está gravemente ferido.
Diante destas situações, os indivíduos detidos foram encaminhados para o Ministério Público, por violação das normas de conduta que regem o órgão. Quanto à arma de fogo utilizada nos disparos, foi apreendida.

