Segundo o governador, que respondia às questões dos jornalistas durante uma conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço da 123ª reunião do Comité de Política Monetária (CPM), que decorreu na capital angolana, a decisão foi tomada por iniciativa dos accionistas da instituição bancária.
O banco VTB continuava, até agora, a operar em Angola com um capital social avaliado em 7,5 mil milhões de kwanzas, muito abaixo do mínimo de 15 mil milhões de Kz exigido pelo banco central.
O CPM decidiu manter a taxa de juro permanente de 19,5 %, a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em 20,5% e de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em cerca de 17 %.
Relativamente à economia nacional, a taxa de inflação mensal publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou a desacelerar ao fixar-se em 1,4% em Abril de 2025, face a 1,31% observados no mês anterior, reflectindo a diminuição da contribuição da classe de transportes em 0,08 pp. A classe de alimentação e bebidas não alcoólicas contribuiu com 0,87 pp, representando 64,9% em relação ao total, refere o comunicado do BNA.
No sector externo, o CPM concluiu que o saldo superavitário na conta de bens na balança de pagamentos reduziu em cerca de 15%, tendo passado de 1,4 mil milhões de dólares, em Março, para 1,2 mil milhões USD em Abril de 2025. Em termos acumulados até ao mês Abril a conta de bens atingiu 5,3 mil milhões de dólares, situando-se abaixo dos 7,9 mil milhões USD registados no período homólogo de 2024, representando uma redução de cerca de 33%, ou seja 2,6 mil milhões de dólares.
A redução do superavit da conta de bens em termos acumulados deveu-se ao efeito combinado da redução das exportações em 15,81%, ou seja, 1,92 mil milhões de dólares dos Estados Unidos, e ao aumento das importações em 16,48%, ou seja, 698,41mil milhões de dólares dos Estados Unidos.
O stock das Reservas Internacionais fixou-se em 15,48 mil milhões de dólares dos Estados Unidos, o que corresponde a um grau de cobertura de 8,23 meses de importação de bens e serviços.
A próxima reunião do CPM realizar-se-á na cidade de Soyo, província do Zaire, nos dias 17 e 18 de Julho de 2025.