"Estão criadas as condições para o arranque este sábado, do nosso Iº congresso constitutivo, que contará com a participação de 200 delegados", disse ao Novo Jornal o coordenador da comissão organizadora do conclave, Manuel Ramos.
Segundo este responsável, o Partido Liberal, já legalizado pelo Tribunal Constitucional (TC), terá como único candidato o militante Luís Castro.
Refira-se que dos 14 partidos políticos legalizados pelo Tribunal Constitucional (TC), nove vão realizar os seus congressos ordinários tendo em vista a realização das eleições gerais de 2027.
Segundo apurou o Novo Jornal, das organizações políticas que vão realizar os seus conclaves, destacam-se a UNITA, Bloco Democrático, Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA), PRA-JA Servir Angola, Partido Liberal, Partido CIDADANIA e PADDA-Aliança Patriótica.
Para este mês estão agendados dois congressos, o do Partido Liberal (PL), a 17 e 18, e o do PRA-JÁ Servir Angola, de 19 a 22 de Maio.
Destes conclaves, apenas o do PRA-JA Servir Angola tem dois concorrentes, nomeadamente Abel Chivukuvuku e Francisco Canga, ao passo que o do PL tem um candidato, o actual presidente, Euclides Luís de Castro.
O Bloco Democrático anunciou que vai eleger o novo presidente do partido nos dias 15, 16 e 17 de Agosto deste ano.