A cimeira terá como ponto alto a aprovação da "Carta de Luanda", documento final que irá nortear a actuação do fórum nos próximos dois anos.
O fórum dos conselhos superiores de justiça da CPLP é uma organização de cooperação internacional entre os órgãos de gestão do judiciário dos países e territórios da CPLP.
Em declarações à imprensa, esta terça-feira, Flávio Pimenta, porta-voz do evento, disse que a cimeira vai discutir velhos e novos problemas do sistema judiciário no território da CPLP e delinear estratégias para ser adaptado futuramente.
Segundo Flávio Pimenta, o trabalho desenvolvido por Angola nos últimos dois anos, na presidência bienal, será apresentado no final.
Esta cimeira acontece no âmbito da presidência do fórum e conta com a participação de delegações do Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além de entidades e convidados nacionais.
Angola foi eleita, em Novembro de 2023, durante a 1ª cimeira, realizada em Cabo Verde, para a presidência do fórum dos conselhos superiores de Justiça da CPLP para o biénio 2024/2025.