O Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2026 vai direccionar, através do Programa de Expansão e Melhoria do Sistema Nacional de Saúde, mais de 1,697 mil milhões de kwanzas para o combate à desnutrição infantil. A verba, tal como constatou o Novo Jornal, sofreu um corte de mais de 607 milhões de Kz, ou seja, 26%, se comparado ao OGE passado, cotado em 2,305 mil milhões Kz, numa altura em que a desnutrição crónica afecta quatro em cada 10 crianças no País com menos de cinco anos, uma das mais elevadas taxas a nível mundial, segundo o relatório do Programa Alimentar Mundial (PAM).
Segundo o relatório, até ao ano passado, Angola estava entre os países com mais desigualdade em todo o mundo, com 31% da população (11,6 milhões de pessoas) a viver abaixo da linha da pobreza.
"O baixo nível de escolaridade e os maus resultados em matéria de saúde colocam o País em 150.º lugar entre 193 no Índice de Capital Humano", diz o PAM, citado pela Lusa, acrescentando que a pobreza infantil extrema é generalizada, com uma em cada três crianças com menos de 15 anos a viver com menos de dois euros por dia.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/

